Pesquisas recentes sobre a associação entre a ingestão de vitamina B12 de lácteos, carnes, peixes e ovos com as concentrações circulantes de dessa vitamina em mulheres grávidas.
Foram coletas amostras de sangue nas semanas 34-36 de gravidez e a ingestão de vitamina B12 de alimentos e suplementos foi estimada por meio de questionário de frequência alimentar.
Os resultados revelaram relação de dose-resposta significativa entre a ingestão de vitamina B12 de lácteos e a presença de vitamina B12 no sangue. Além disso, análises adicionais mostraram que as vegetarianas e as ovo-lactovegetarianas tiveram ingestão mediana de B12 na dieta, logo, um status do biomarcador dessa vitamina no sangue consideravelmente pior.
Em conclusão, foi relatado que em mulheres grávidas holandesas, a maior ingestão de vitamina B12 de lácteos, carnes e peixes foi positivamente associada ao status de vitamina B12 circulante, sugerindo que esses produtos são boas fontes bioativas de B12 durante a gravidez.
Fonte: Intakes of Vitamin B-12 from Dairy Food, Meat, and Fish and Shellfish Are Independently and Positively Associated with Vitamin B-12 Biomarker Status in Pregnant Dutch Women. The J. of Nutrition, v.149, p. 131–138, 2019.